Elizabeth Barbosa
Psicóloga - Neuropsicóloga - Pedagoga
CRP 06/84614
Treine sua inteligência emocional
O objetivo é você compreender como alguns comportamentos podem acometer o seu desenvolvimento como atleta ou como um profissional de outra área, informar e ensinar sobre algumas das principais ferramentas utilizadas para essas questões, como a autoconfiança, a frustação, o foco, a concentração até chegar ao flow, e a tomada da decisão. Este é um bom caminho para
desenvolver campeões, de uma forma prática e objetiva.
Concentração, autoconfiança e motivação são habilidades que não são treinadas no preparo físico. Essa é uma das explicações do porque muitos atletas não apresentam os mesmos desempenhos nas competições e que apresentam nos treinos. Atletas que não treinam as habilidades emocionais durante os treinos, enfrenta dificuldade para lidar com a pressão e com o estresse gerados nas competições, pois são dominados pelas suas potencialidades emocionais.
Quando uma pessoa se sente pressionada ou perde o controle de suas emoções, o corpo responde de diversas formas disfuncionais, que comprometem as funções físicas essenciais para a alta performance exigida no esporte. O nervosismo, a falta de motivação, de foco e de autoconfiança Colocam tudo a perder.
Treinamento psicológico para atletas
Inteligência Emocional e alta performance
É somente a partir do desenvolvimento da Inteligência Emocional que um atleta consegue manter sua meta e usar todo o seu potencial, não deixando que nenhum fator emocional atrapalhe seu desempenho e a construção da sua carreira.
O treinamento das habilidades emocionais deve começar desde os treinos, e não somente momentos antes da competição. Temos seis habilidades emocionais básicas, que todo atleta precisa desenvolver para ter um bom desempenho nas competições, e serão trabalhadas nesse workshop, são elas:
O autoconhecimento facilita a percepção corporal e comportamental, permitindo que o atleta se previna para não se descontrolar em um momento de pressão.
Cada pensamento gera uma emoção e cada emoção gera uma reação ou uma sensação, como tensão, irritabilidade, ansiedade, medo, alegria ou pressão. Saber como controlar e lidar com cada emoção é fundamental para não se afetar com a sensação provocada por ela.
O atleta deve saber exatamente o que o motiva a estar ali: reconhecimento, dinheiro, status, aprovação, realização, necessidades e missão. Uma pessoa consciente da sua motivação dificilmente desiste das coisas.
Também é fundamental que o atleta saiba lidar com as emoções dos seus colegas, ter empatia e compaixão para criar relações saudáveis, aceitar as diferenças e saber conviver com elas, minimizando a necessidade de criticar e competir.
Confiar na própria capacidade, desenvolver os potenciais e minimizar as limitações é essencial para eliminar a necessidade de competição com os outros. A competição esportiva faz parte da vida do atleta, mas a competição entre pessoas só mostra falta de autoconfiança e necessidade de autoafirmação. Uma pessoa que reconhece seu potencial só disputa no esporte e, sabe lidar perfeitamente com as derrotas.
É um estágio da concentração que nesse estado o corpo e mente fluem em perfeita harmonia em um verdadeiro estado de excelência.
Cada uma das seis habilidades engloba outras questões, que são a: concentração, tomada de decisão, medo, ansiedade e frustração.